DICAS PARA A SALA DE AULA
Este artigo da
pedagoga e psicopedagoga Roseli Brito apresenta algumas dicas de como trabalhar
a disciplina em sala de aula, mudando apenas o procedimento.
O PROBLEMA NÃO É A DISCIPLINA
Todos os dias os Professores estão às
voltas em preparar o Plano de Aula ou o Semanário com as aulas a serem dadas
naquela semana. As tarefas são planejadas, os materiais são separados. Ele crê
que ao fazer desse modo, os alunos aprenderão, e se algo der errado
simplesmente aplica a disciplina.
Então….. algo dá errado e os
problemas aparecem. O Professor procura preparar a aula seguinte perguntando-se
o que ele pode fazer para conseguir a atenção dos alunos, ou motivá-los a
empenharem-se nas aulas. Acreditando que alunos mais atentos e motivados oferecerão
menos problemas de disciplina.
Mas, no dia seguinte o ciclo
repete-se e o Professor continua tentando lidar com a falta de disciplina dos
alunos.
O problema é que a maioria dos Professores não gastam nenhum tempo gerenciando
as suas salas de aula. Se os procedimentos de gerencimento de sala de aula
fossem ensinados, a maioria dos problemas de disciplina na sala desapareceria e
mais tempo sobraria para ensinar.
Você entra na sala de aula munida com os materiais e o Plano de Aula, naquele
dia você até criou uma aula mais divertida para prender a atenção dos alunos,
porém isso não é o suficiente.
Se você ainda não criou procedimentos para: prender a atenção dos alunos,
distribuir as tarefas, entrar na sala de aula, registro da aula no caderno,
trabalho em grupo, procedimentos para faltas e atrasos, entregas de trabalhos e
tarefas, apresentação de seminários, procedimentos para quando um aluno
finaliza as tarefas antes de todos e um sem número de outras situações que
necessitam de novos procedimentos, então lhe digo que quem controla a sala de
aula não é você e sim os seus alunos. Eles é que de fato estão gerenciando a
sua sala de aula do jeito que eles querem.
Um Professor eficiente é um mestre no gerenciamento da sala de aula, pois ele
sabe que o sucesso do aluno apenas ocorrerá quando o ambiente da sala de aula
estiver organizado e estruturado para que o aprendizado possa ocorrer. E isso
só acontece quando o aluno está realmente engajado na execução das tarefas.
Gerenciamento da Sala de Aula e Disciplina não são a mesma coisa. O Professor
não disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum aprendizado
ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que a disciplina faz é
minimizar um comportamento incorreto, porém não garante aprendizado. O
aprendizado só ocorre quando os alunos estão concentrados na realização das
tarefas.
- DISCIPLINA: tem a ver em como os alunos se COMPORTAM
- PROCEDIMENTOS: tem a ver em COMO as coisas devem ser FEITAS
- DISCIPLINA: tem a ver com punição e recompensas
- PROCEDIMENTOS: não existe punição e nem recompensas
A grande maioria dos problemas que os Professores chamam de `problemas de
comportamento`, nada tem a ver com indisciplina. O problema número um na
educação não é a falta de disciplina, é a falta de procedimentos e rotinas que
acabam deixando os alunos `no escuro`sem saber como proceder na sala de aula.
Para que os alunos saibam o que se passa na cabeça do Professor é necessário
que o mesmo se manifeste criando os procedimentos e rotinas para o bom
funcionamento da aula.
PORQUE OS PROCEDIMENTOS SÃO IMPORTANTES ?
Os alunos aceitam prontamente a idéia de ter um conjunto bem definido de
procedimentos, porque isso simplifica o seu dia a dia. Procedimentos eficientes
possibilitam que várias tarefas sejam realizadas dentro do tempo previsto, com
o mínimo de confusão e perda de tempo.
Quando os procedimentos não são estabelecidos, muito tempo da aula é gasto na
organização e realização das atividades. Como resultado surgem os
comportamentos indesejáveis e então gasta-se mais tempo tentando colocar ordem
no ambiente.
Os procedimentos são o alicerce que dão sustentação ao aprendizado dos alunos.
O rendimento final dos alunos está intrinsecamente ligado a como o Professor
estabelece o controle da sala de aula por meio dos procedimentos criados logo
na primeira semana de aula.
Artigo escrito por:
Roseli Brito Pedagoga –
Psicopedagoga – Neuroeducadora e Coach
Nenhum comentário:
Postar um comentário